Orientação Psicológica online?

Você já deve ter pensado, será que não poderíamos realizar os atendimentos online?

Atualmente apesar de acirradas discussões e questionamentos dos profissionais, há algumas regulamentações.

A Resolução n°11/2012 regulariza o serviço psicológico por meios tecnológicos de comunicação limitando a prática à orientação pontual. Essa orientação informatizada pode ser realizada via e-mail, Skype, chat ou outro comunicador instantâneo e somente é permitido até 20 encontros ou contatos virtuais.

Como diferenciar o que é orientação e o que é psicoterapia?

Sempre foi difícil distinguir orientação de psicoterapia. Segundo Farah, que coordena o Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática (NPPI) na PUC-SP; “orientação é atendimento com foco em uma questão específica e brevidade do contato. Porém, de dentro da nossa experiência, muitas vezes numa troca breve e pontual pode ocorrer um processo intensamente terapêutico, ainda que caracterizado como orientação psicológica”.

Será que funciona? Vou confiar no profissional?

Oliver Z Prado pesquisador da USP fez uma análise estatística da formação ou não de vínculo depois de três semanas de atendimento psicológico com a mediação da internet, em 53 casos. “Constatamos que a relação terapêutica se constitui da mesma forma que com as terapias tradicionais” explicou.

Realizamos alguns atendimentos online, normalmente com clientes que já haviam formado vínculo com o terapeuta pelo motivo de: mudanças de cidade, estado ou país. No próximo mês estaremos iniciando as orientações via online. Entre em contato para maiores informações.