Abordagens Psicoterapêuticas

Há abordagem psicológica é base teórica e as técnicas utilizadas pelo profissional de psicologia para atender seus clientes. As escolas teóricas podem ser agrupadas em cinco principais perspectivas, com seus ramos e derivações:

  1. Psicoterapias Psicodinâmicas: Explicam os problemas psíquicos com base em conflitos internos desconhecidos, o inconsciente e trabalham com métodos interpretativos. São consideradas psicodinâmicas a Psicanálise e a Psicologia Analítica. Exemplo de alguns teóricos: Freud, Klein, Lacan, Winnicott, Jung, etc.
  2. Psicoterapia Existencial-Humanistas: Esse se concentra na experiência atual da pessoa e procuram métodos que possibilitem a desenvolver-se de maneira harmônica suas necessidades. Encontram-se a Gestalt, o Psicodrama, Logoterapia, e outros. Exemplo de teóricos: Rogers, Perls, Frankl, May, etc.
  3. Psicoterapias Corporais: É uma abordagem que busca compreender todo ser vivo como uma unidade de energia que contém em si dois processos paralelos: o psiquismo (mente) e o soma (corpo). Encontram-se a Reichiana, a Orgonoterapia, a Análise Bioernegética, etc. Exemplos de alguns teóricos: Reich, Lowen, Volpi, etc.
  4. Psicoterapias Cognitivo-comportamentais: Explicam os transtornos mentais baseadas na história de aprendizado da pessoa e nas interações dela com seu meio. Apesar de também estar voltado para no passado, este concentra sobretudo no presente. O embasamento teórico refere-se a Aaron Beck e seus colaboradores.
  5. Psicoterapia Sistêmica: É uma proposta que compreende o indivíduo na relação com seus diversos sistemas, o familiar, o escolar, o trabalho, a comunidade… A terapia pode ser de forma individual, casal ou familiar.
  6. É importante esclarecer sobre uma psicoterapia muito utilizada, a Psicoterapia Breve: Essa tem como especificidade o trabalho com um foco. A maioria trabalha com um limite de tempo, aproximadamente de 4 a 24 sessões. Atualmente quase todas abordagens teóricas utilizam também essa forma de atuação.