Envelhecimento Ativo: O que é isso?
A organização Mundial da Saúde no final dos anos 90 adotou esse termo procurando transmitir uma mensagem de envelhecimento saudável, reconhecendo que além dos cuidados com a saúde, outros fatores afetam o modo como pessoas e populações envelhecem.
Vamos lembrar que até 2025 o Brasil será o sexto pais no mundo em número de idosos, a expectativa média de vida aumentou. E ainda é grande a desinformação sobre a saúde do idoso e as particularidades e desafios do envelhecimento.
A OMS define a saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social. O que se objetiva para um envelhecimento ativo é manter a autonomia, a capacidade de gerir a própria vida sem depender de terceiros.
A palavra “ativo” refere-se à participação contínua nas questões sociais, econômicas, culturais, espirituais e civis, e não somente à capacidade de estar fisicamente ativo ou de fazer parte da força de trabalho.
O objetivo do envelhecimento ativo é aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida para todas as pessoas que estão envelhecendo. A qualidade de vida que as pessoas terão depende também da maneira como as gerações posteriores oferecerão ajuda e apoio.
Pensando no “Envelhecimento Ativo” junto com equipe multidisciplinar especializada estamos montando um projeto de atendimento a esse público, buscando ações preventivas e de promoção da saúde física, emocional e social.
Em breve iniciaremos esse trabalho.